Apenas a Bahia possui mais de 12,5 milhões de cabeças, ultrapassando tradicionais potências nacionais como São Paulo e Rio Grande do Sul; empresa de nutrição desponta como grande expoente da região
A pecuária está deslanchando no Nordeste brasileiro e os números confirmam. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Nordeste já conta com mais de 33 milhões de bovinos. A região também apresenta os maiores rebanhos nacionais de caprinos e ovinos e se destaca também na criação de aves, na apicultura e na piscicultura.
Só o Estado da Bahia possui mais de 12,5 milhões de cabeças, ultrapassando tradicionais potências da bovinocultura como São Paulo e Rio Grande do Sul. Maranhão com 9.428 mi e Ceará com 2.679 mi ocupam respectivamente o segundo e terceiro lugar no ranking do rebanho nordestino.
A utilização de técnicas avançadas de captação e armazenamento de água juntamente com a melhoria do manejo de pastos, uso da tecnologia e melhoramento da nutrição em geral estão contribuindo para esse cenário.
Situação esta que não apenas marca um progresso impressionante para a pecuária na região, mas também enfatiza o nascimento do Nordeste como uma nova fronteira para o agronegócio brasileiro.
Com 23 anos de existência a Integral Mix, empresa 100% brasileira reconhecida por sua atuação inovadora no setor de nutrição animal, investiu mais de R$ 50 milhões na abertura da sua 4ª unidade industrial no país. Com a mais nova unidade instalada em Paragominas, no Estado do Pará, o grupo possui ainda mais três unidades fabris, no Ceará, Bahia e São Paulo, podendo atender milhares de produtores em todo o Brasil.
A nova fábrica produz mais de 20 mil toneladas de rações por mês para aves, bovinos, equinos, ovinos, peixes, pets e suínos.
Segundo Marcos Lima, diretor da Integral Mix, o investimento visa expandir a capacidade produtiva da empresa e contribuir para o desenvolvimento econômico e social em toda região norte e nordeste. Apenas no primeiro semestre deste ano, a Integral Mix gerou mais de 500 empregos diretos e indiretos no Pará.
“A escolha de Paragominas foi estratégica, considerando a agricultura estabelecida na região e a intensificação tecnológica na pecuária local. Pretendemos expandir a presença e assim oferecer uma logística ainda mais competitiva e eficiente, para atender todo o mercado nacional de rações animais”, afirma Lima.
Pesquisa revela avanços significativos no melhoramento genético de bovinos de corte no Norte e Nordeste do Brasil
No final de agosto a pesquisa GP PAD Norte e Nordeste Nelore 2024 desenvolvida no Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (CINPEC), da Integral Mix em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), destacou importantes avanços no campo do melhoramento genético de bovinos de corte nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Durante a pesquisa foram observados 35 animais de sete criatórios diferentes, incluindo um da Paraíba, um do Tocantins, três do Pará e dois do Maranhão. Durante cerca de dois meses, os animais foram monitorados no CINPEC, ambiente onde os animais permaneceram juntos e receberam a mesma dieta, garantindo condições homogêneas para a análise de Ganho Médio Diário (GMD) e Consumo Alimentar Residual (CAR).
A pesquisa teve como objetivo identificar animais da raça Nelore registrados na ABCZ com índice de seleção que destaca características econômicas importantes e geneticamente superiores, conforme o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).
Com o objetivo de testar e implementar novas práticas e conhecimentos para criar soluções inovadoras, a prova foi realizada em um local que dispõe do que há de mais moderno em tecnologia e é inteiramente automatizado. Cada animal foi identificado com um chip eletrônico na orelha para avaliação dos pesquisadores. O sistema de monitoramento do consumo de ração foi efetuado diariamente em tempo real durante 24 horas, por meio de sensores instalados nos cochos.
Segundo o pesquisador Bruno Cabral Soares, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a avaliação ajuda no fornecimento de subsídios para que os criadores melhorem geneticamente seus rebanhos, tornando-os mais eficientes promovendo uma pecuária mais competitiva, sustentável e lucrativa. “O objetivo é qualificar essa genética para que seja distribuída a rebanhos comerciais, elevando o padrão, que antes era limitado às regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste,” afirma Soares.
Para Marcos Lima, diretor da Integral Mix, a pesquisa é o começo de um processo que aponta evolução na reprodução de animais de grande potencial.
“Esses resultados nos mostram que utilizando tecnologia, e especialistas, é possível garantir uma raça pura, evoluída e com grande potencial de reprodução, valorizando as criações da região Norte e Nordeste e ajudando os rumos de novas pesquisas para o país”, conclui.
Atualmente o CINPEC está realizando o GP PAD Guzerá 2024. Depois do Nelore o centro irá realizar os testes com tourinhos Guzerá, raça que desempenha um papel muito importante em vários regiões do pais, principalmente Norte e Nordeste.
A prova irá avaliar o desempenho dos animais de um grupo contemporâneo, submetidos a um mesmo manejo e regime alimentar, nas características de ganho em peso, peso final e tipo, para identificar touros de alto desempenho produtivo e com biótipo adequado para produção de carne.
Localizado próximo da fábrica da Integral Mix, em Paragominas no Pará, o Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (CINPEC), é composto por médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas, a equipe do centro de pesquisas busca implementar as melhores práticas de manejo nutricional tanto em sistemas de confinamento quanto em pastagens para as regiões Norte e Nordeste.
Com uma extensão de 200 hectares, incluindo 150 hectares de pastagens divididas em piquetes rotacionados, o local possui estrutura para confinar até 1000 animais.
Escrito por Compre Rural