O sal mineral é um alimento que deve ser incluído na dieta de todas as categorias dos equinos, pois oferece os seguintes benefícios:
- Fonte de minerais fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo, desenvolvimento, saúde e desempenho dos cavalos;
- Reposição de minerais perdidos pelo suor (principalmente sódio, potássio e cloro) e pelas fezes;
- Equilibrar os minerais da dieta. Além da quantidade de cada mineral, também é muito importante manter uma relação ideal entre eles. Desequilíbrios minerais são tão prejudiciais quanto as deficiências.
Os minerais essenciais são divididos em duas categorias:
- Macro elementos ou elementos minerais principais, os quais estão presentes nos alimentos dos equinos em concentrações expressas em g / kg ou porcentagem (%): cálcio (Ca), fósforo (P), magnésio (Mg), sódio (Na), potássio (K), cloro (Cl) e enxofre (S);
- Microelementos ou oligoelementos, cujas concentrações são expressas em partes por milhão (ppm) ou mg / kg: ferro (Fe), zinco (Zn), manganês (Mn), cobre (Cu), cobalto (Co), iodo (I) e selênio (Se).
Esses minerais têm papéis estruturais (esqueleto), funcionais, fisiológicos (pressão osmótica celular) e metabólicos (ativação enzimática). São fornecidos pelos alimentos da dieta dos equinos, como o volumoso e a ração, em quantidades muito variáveis que geralmente são insuficientes e/ou desequilibradas. Por isso, os suplementos minerais devem ser adicionados às dietas dos equinos.
Como oferecer?
A necessidade de minerais depende da categoria fisiológica do equino (por exemplo, potros em crescimento e éguas em lactação precisam de um aporte maior de minerais na dieta) e da composição de minerais dos demais alimentos que o cavalo está ingerindo. Além disso, o cavalo não tem a mesma necessidade de minerais todos os dias, pois a perda pelo suor e pelas fezes é variável. Por isso, a recomendação ideal é:
- Disponibilizar o sal mineral à vontade, em cocho próprio, livre de sujeiras e protegido de umidade;
- Repor o sal mineral em uma frequência em que o cavalo sempre tenha disponível e evite formação de pedras;
- Monitorar a quantidade de sal mineral ingerida pelos animais, sempre pesando o sal ao repor e fazendo o cálculo da média diária consumida.
Preciso utilizar um sal mineral específico para equinos?
Sim! Os suplementos minerais para equinos são formulados pensando na necessidade nutricional dessa espécie, que é diferente dos outros animais. Além disso, suplementos para outras espécies podem conter substâncias prejudiciais e até mesmo letais para os equinos, como por exemplo os ionóforos, que comumente estão presentes nos sais minerais para bovinos.
Posso adicionar alguma coisa no sal mineral?
Não! Os suplementos minerais para equinos já vêm balanceados e prontos para o consumo. Por isso, não devemos misturar o sal branco (sal de cozinha) nem outros alimentos como farelo de trigo, milho triturado ou outros no intuito de aumentar ou diminuir o consumo. Essa prática desequilibra o suplemento e pode resultar em problemas de falta ou excesso de minerais.
Posso misturar o sal mineral na ração do cavalo?
Não é o ideal. Como a necessidade de minerais varia diariamente, a ingestão forçada do sal mineral (misturado à ração) pode resultar em excesso de minerais. Por isso, o indicado é que o cavalo tenha uma ingestão voluntária em um cocho separado apenas para o sal mineral. Porém, em algumas situações, podemos fazer o fornecimento temporário junto à ração, até que possamos disponibilizá-lo à vontade. Caso tenha alguma dúvida se o cavalo está ingerindo a quantidade adequada, procure os nossos especialistas para uma orientação personalizada.
Quais opções da Integral Mix?
A Integral Mix possui duas opções de suplementos minerais para equinos, e sua escolha dependerá dos benefícios que deseja obter para seu animal:
- Equifós
Suplemento mineral que contém os macro e microelementos essenciais para o equino. Os minerais desse suplemento são provenientes de fontes inorgânicas e estão presentes em proporções adequadas. É destinado a equinos em todas as fases e deve ser disponibilizado onde os animais tenham livre acesso.
- Performance cromo
É um suplemento mineral e de aminoácidos (lisina e metionina). Os minerais desse alimento são provenientes tanto de fontes inorgânicas, quanto de fontes orgânicas, as quais têm melhor absorção pelo intestino. Também possui o adicional de cromo orgânico, que é um micromineral envolvido no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Performance cromo também é enriquecido com leveduras vivas, que atuam na saúde da microbiota intestinal e no melhor aproveitamento de nutrientes. É indicado para todas as categorias de equinos, e deve ser disponibilizado à vontade.
Outras dicas importantes:
• Forneça sempre volumoso de ótima qualidade e égua limpa à vontade para o equino;
• Saiba qual a dieta ideal do seu cavalo por meio do nosso aplicativo em seu smartphone!
Mayara Gonçalves Fonseca
Médica Veterinária
Doutora em Medicina Veterinária FCAV-Unesp
Coordenadora Técnica Integral Mix