Apenas a Bahia possui mais de 12,5 milhões de cabeças, ultrapassando tradicionais potências nacionais como São Paulo e Rio Grande do Sul; empresa de nutrição desponta como grande expoente da região

A pecuária está deslanchando no Nordeste brasileiro e os números confirmam. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Nordeste já conta com mais de 33 milhões de bovinos. A região também apresenta os maiores rebanhos nacionais de caprinos e ovinos e se destaca também na criação de aves, na apicultura e na piscicultura.

Só o Estado da Bahia possui mais de 12,5 milhões de cabeças, ultrapassando tradicionais potências da bovinocultura como São Paulo e Rio Grande do Sul. Maranhão com 9.428 mi e Ceará com 2.679 mi ocupam respectivamente o segundo e terceiro lugar no ranking do rebanho nordestino.

A utilização de técnicas avançadas de captação e armazenamento de água juntamente com a melhoria do manejo de pastos, uso da tecnologia e melhoramento da nutrição em geral estão contribuindo para esse cenário.

Situação esta que não apenas marca um progresso impressionante para a pecuária na região, mas também enfatiza o nascimento do Nordeste como uma nova fronteira para o agronegócio brasileiro.

Com 23 anos de existência a Integral Mix, empresa 100% brasileira reconhecida por sua atuação inovadora no setor de nutrição animal, investiu mais de R$ 50 milhões na abertura da sua 4ª unidade industrial no país. Com a mais nova unidade instalada em Paragominas, no Estado do Pará, o grupo possui ainda mais três unidades fabris, no Ceará, Bahia e São Paulo, podendo atender milhares de produtores em todo o Brasil.

A nova fábrica produz mais de 20 mil toneladas de rações por mês para aves, bovinos, equinos, ovinos, peixes, pets e suínos.

Segundo Marcos Lima, diretor da Integral Mix, o investimento visa expandir a capacidade produtiva da empresa e contribuir para o desenvolvimento econômico e social em toda região norte e nordeste. Apenas no primeiro semestre deste ano, a Integral Mix gerou mais de 500 empregos diretos e indiretos no Pará.

“A escolha de Paragominas foi estratégica, considerando a agricultura estabelecida na região e a intensificação tecnológica na pecuária local. Pretendemos expandir a presença e assim oferecer uma logística ainda mais competitiva e eficiente, para atender todo o mercado nacional de rações animais”, afirma Lima.

Pesquisa revela avanços significativos no melhoramento genético de bovinos de corte no Norte e Nordeste do Brasil

No final de agosto a pesquisa GP PAD Norte e Nordeste Nelore 2024 desenvolvida no Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (CINPEC), da Integral Mix em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), destacou importantes avanços no campo do melhoramento genético de bovinos de corte nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.  

Durante a pesquisa foram observados 35 animais de sete criatórios diferentes, incluindo um da Paraíba, um do Tocantins, três do Pará e dois do Maranhão. Durante cerca de dois meses, os animais foram monitorados no CINPEC, ambiente onde os animais permaneceram juntos e receberam a mesma dieta, garantindo condições homogêneas para a análise de Ganho Médio Diário (GMD) e Consumo Alimentar Residual (CAR).

A pesquisa teve como objetivo identificar animais da raça Nelore registrados na ABCZ com índice de seleção que destaca características econômicas importantes e geneticamente superiores, conforme o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

Com o objetivo de testar e implementar novas práticas e conhecimentos para criar soluções inovadoras, a prova foi realizada em um local que dispõe do que há de mais moderno em tecnologia e é inteiramente automatizado. Cada animal foi identificado com um chip eletrônico na orelha para avaliação dos pesquisadores. O sistema de monitoramento do consumo de ração foi efetuado diariamente em tempo real durante 24 horas, por meio de sensores instalados nos cochos.

Segundo o pesquisador Bruno Cabral Soares, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a avaliação ajuda no fornecimento de subsídios para que os criadores melhorem geneticamente seus rebanhos, tornando-os mais eficientes promovendo uma pecuária mais competitiva, sustentável e lucrativa. “O objetivo é qualificar essa genética para que seja distribuída a rebanhos comerciais, elevando o padrão, que antes era limitado às regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste,” afirma Soares.

Para Marcos Lima, diretor da Integral Mix, a pesquisa é o começo de um processo que aponta evolução na reprodução de animais de grande potencial.

“Esses resultados nos mostram que utilizando tecnologia, e especialistas, é possível garantir uma raça pura, evoluída e com grande potencial de reprodução, valorizando as criações da região Norte e Nordeste e ajudando os rumos de novas pesquisas para o país”, conclui.

Atualmente o CINPEC está realizando o GP PAD Guzerá 2024. Depois do Nelore o centro irá realizar os testes com tourinhos Guzerá, raça que desempenha um papel muito importante em vários regiões do pais, principalmente Norte e Nordeste.

A prova irá avaliar o desempenho dos animais de um grupo contemporâneo, submetidos a um mesmo manejo e regime alimentar, nas características de ganho em peso, peso final e tipo, para identificar touros de alto desempenho produtivo e com biótipo adequado para produção de carne.

Localizado próximo da fábrica da Integral Mix, em Paragominas no Pará, o Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (CINPEC), é composto por médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas, a equipe do centro de pesquisas busca implementar as melhores práticas de manejo nutricional tanto em sistemas de confinamento quanto em pastagens para as regiões Norte e Nordeste.  

Com uma extensão de 200 hectares, incluindo 150 hectares de pastagens divididas em piquetes rotacionados, o local possui estrutura para confinar até 1000 animais.  

Posts Relacionados

Bovinos

DONO DO MAIOR PERFIL NELORE DO BRASIL TAMBÉM FAZ SUCESSO NA PECUÁRIA

Proprietário do maior perfil de gado Nelore do Brasil também é pecuarista apaixonado pela raça; parceria com empresa de nutrição traz ótimos resultados na atividade, principalmente com a escas...
Bovinos

VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS RAÇAS DE BOVINO DE CORTE QUE EXISTEM?

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de carne bovina do mundo (FAO, 2022). Existem muitas raças de bovino de corte no mundo. Algumas das mais conhecidas incluem: Angus: É conhecid...
Bovinos

DIFERENÇAS NOS SISTEMAS DE CRIAÇÃO DE “BOI VERDE” E BOI CONFINADO

O Brasil é o maior exportador de carne bovina no mundo, o que torna cada vez mais atrativa a produção de gado no país. Dessa forma, o “boi verde", animal oriundo de um sistema de criação a pa...
Bovinos

BOVINOS – EFEITOS NUTRICIONAIS E FALHAS REPRODUTIVAS

A adequada eficiência reprodutiva em um rebanho bovino é necessária para garantir seu potencial produtivo, tanto no mercado de corte (fase de cria), gerando maior número de produtos, ou em rebanh...