A cunicultura é um ramo que vem crescendo no Brasil e cada vez mais tem ganho atenção entre a população e os profissionais que atuam nessa área. Com isso, o conhecimento sobre a espécie tem se tornado essencial. Para garantir animais saudáveis e com bem-estar, uma alimentação balanceada é necessária. Assim como em todas as
espécies animais, é preciso seguir alguns cuidados específicos para sua alimentação. Dentre os nutrientes encontrados em sua dieta, as fibras ganham destaque, devido a sua extrema importância para a manutenção da vida destes herbívoros.
A fibra não se limita apenas em seu valor nutritivo, para esses animais, mas também possui considerável papel na regulação do trânsito do alimento e com a manutenção da integridade da mucosa intestinal. Assim, as fibras possuem o papel de estimular e facilitar a passagem do alimento pelo organismo, principalmente por conta de sua fração
não digerida (De BLAS, 1992) evitando, desta forma, a proliferação de bactérias patogênicas e surgimento de enterites, melhorando a eficiência no uso de ácidos graxos voláteis, aminoácidos essenciais, vitaminas hidrossolúveis e certos eletrólitos ou minerais.
Por serem herbívoros, os coelhos possuem o aparelho digestório bem desenvolvido com a presença de microbiota ativa, o que resulta em alto aproveitamento dos alimentos fibrosos. Entretanto, sua capacidade de aproveitamento não se compara com a dos ruminantes. Um fornecimento baixo de fibra bruta no conteúdo da dieta resulta em
distúrbios digestivos, como: alterações na atividade fermentativa do intestino, diarreias e compactações cecais, redução da cecotrofagia, diminuição dos movimentos peristálticos e consequentes transtornos digestivos, além do crescimento excessivo dos dentes, risco de timpanismo ou até mesmo podendo levar a morte.
Porém, apesar da grande importância das fibras na alimentação, sua inclusão na dieta deve ser criteriosa, levando em consideração que alto teor de conteúdo fibroso também pode levar a problemas digestivos, reduzindo o aproveitamento eficiente da energia digestível (ED) presente nos alimentos (SOUZA, Talita; 2016).
Uma dieta a base de ração não é suficiente para a saúde dos coelhos, sendo adequado, que em torno de 80% da alimentação desses animais seja rica em conteúdo fibroso, o qual pode ser fornecido a partir de verduras verdes escuras e feno, por exemplo. Os coelhos possuem um crescimento contínuo de seus dentes, sendo necessário também um desgaste mecânico frequente, o qual, pode ser realizado a partir do fornecimento de feno ao animal. Caso o desgaste não ocorra pode gerar problemas como fraturas, lesões bucais, perda de peso e processos inflamatórios.
Desta forma, destaca-se a relevância de uma dieta equilibrada e constituinte de adequado percentual de conteúdo fibroso para que os coelhos possuam bem-estar animal.
Referências:
Silva, Kassy Gomes da, et al. “Fibra alimentar e sua importância na produção de coelhos”. Vet. Not., 2016, p. 1–11. pesquisa.bvsalud.org, https://dx.doi.org/10.14393/VTv22n1a2016.31066.
Como devo alimentar o meu coelho – Hospital dos Animais.
https://www.hospitaldosanimais.com/patologias-e-cuidados/exoticos/como-devo-alimen
tar-o-meu-coelho. Acessado 28 de julho de 2022.
“Principais cuidados na alimentação dos coelhos | Petlove”. Dicas Petlove, 6 de abril de
2020, https://www.petlove.com.br/dicas/cuidados-alimentacao-coelhos.
“Importância da fibra na alimentação de coelhos”. prezi.com, https://prezi.com/kzyyq1h-cx0n/importancia-da-fibra-na-alimentacao-de-coelhos/.
Acessado 28 de julho de 2022.
Naranjo Herrera, Alexandra del Pilar, et al. “Importância da fibra na nutrição de coelhos”. Ciência Rural, vol. 31, junho de 2001, p. 557–61. SciELO,
https://doi.org/10.1590/S0103-84782001000300033.
Grespan, Dr André. “Problemas dentários em coelhos e roedores – Saiba mais…” wildvet, 13 de outubro de 2017,
https://www.wildvet.com.br/single-post/2017/10/13/sem-título.
“Fibra na Alimentação de Coelhos”. www.webartigos.com,https://www.webartigos.com/artigos/fibra-na-alimentacao-de-coelhos/67050. Acessado
28 de julho de 2022.